segunda-feira, abril 30

BLOGUEANDO

Como se fosse um parque infantil, ou de diversões, ou de encontros; ali podemos entrar a qualquer hora, ver quem está, o que diz, como brinca, com quem brinca, aprender as suas brincadeiras e escutar o que pensa, como reage, como se diverte, sofre, encaixa ; podemos entrar e sair dos grupos, das brincadeiras, das conversas, quando outros afazeres nos chamam... até ficar sem aparecer por uns tempos acontece, e a brincadeira, os encontros prosseguem sem nós... é bom estarmos assim descomprometidos, é bom saber que se não lá formos os encontros continuam sem a nossa falta se notar!
Não é em qualquer lugar que podemos, pura e simplesmente apagar, sem explicações e para quem gosta de sair pela calada é um consolo... já cá não estou!

sexta-feira, abril 27

A felicidade não se agarra, reconhece-se!

Querer ser feliz a todo o custo por vezes cega-nos...

... afinal descobri que a minha felicidade depende do meu "olhar" sobre aquilo que me rodeia!
Não o olhar dos olhos mas o da atitude!

Quando me sinto em harmonia, dentro e fora, comigo e com os outros sou feliz!

... quando me sinto em casa, na natureza, tb sou feliz

... quando aceito as crianças como professores

... quando, sobretudo, consigo reconhecer a felicidade nas suas mais subtis manifestações, sem foguetes nem fogo de artifício, como uma brisa quase imperceptível, um suave sopro que por vezes até está lá, mas nós estamos, talvez, apenas preparados para reconhecer "a coisa em grande" e as pequenas escapam-nos... por vezes é nas entrelinhas que encontramos o verdadeiro sentido;

... qual príncipes, qual cavaleiro andante, riquezas e fortunas, bons carros, ou futebol;

... o mundo num grão de areia, o monumento num calhau

... a vida a cada momento, o presente, o passado e o futuro aqui e agora!!!

Nunca antes dos 30

Levamos uma vida inteira a aprender a viver e quando finalmente tiramos algumas conclusões válidas que nos servem para planear um melhor futuro, (pensamos), damos por nós em contagem decrescente... como não há recuo, inverter a marcha ou qualquer outra estratégia tipo apago tudo e começo de novo só uma opção me parece interessante... acelerar o processo, não vivendo mais depressa, mas sim mais intensamente!
Cada momento trás em si a relatividade da vivência do tempo, um minuto, uma sensação, um registo, uma emoção, atentos ao que se passa usufruimos de uma variedade imensa de experiências dos sentidos, dos afectos, das relações, da vida, a cada instante, a cada olhar, em cada pensamento, tranquilamente a receber o que de bom esta viagem tem para nos dar e dar em troca tudo o melhor que dela aprendemos! Cada dia traz novas experiências e nada é igual ou está na mesma...pensar assim é estar iludido e um dia percebemos que fomos levados a tomar decisões que imprimiram um rumo à nossa vida quando ainda não estavamos "equipados" para o fazer! Até aos 30 deviamos andar um pouco ao sabor dos ventos e das marés, a gozar a briza e o cheiro a maresia eternizando a adolescência até ao seu limite:abertos a tudo, sem rigidez nem preconceito!
Depois dos 30 devagar então sim puxar da bagagem e decidir o rumo, sempre ao leme a ajustar a rota!!!

terça-feira, abril 24

Um grande poeta

Não há machado que corte
a raiz ao pensamento
não há morte para o vento
não há morte

se ao morrer um coração
morresse a luz que lhe é querida
sem razão seria a vida
sem razão

nada apaga a luz que vive
num amor num pensamento
porque é livre como o vento
porque é livre

sexta-feira, abril 20

Do bom e do pior ou do mau e do melhor

Quais são as qualidades que mais me estimulam ou que destaco nas personalidades das minhas relações?
Esta é uma questão recorrente e eu diria que ao longo da vida e ao sabor dos humores nem sempre elegemos as mesmas, gosto de pensar nestes nadas que não me conduzem a lado nenhum, só pelo prazer de sim, mas também e não só! ...Visitas às minhas circunvalações...

Gosto de pensar que a inteligência vem a liderar todas as outras; se a tivermos e sobretudo se a sobermos usar bem, podemos pregar partidas ao destino; podemos melhor entender o mundo dos outros o nosso e o de todos; podemos abrir portas onde se fecham janelas, e sempre sempre caminhar e aprender!

Mas não chega ser inteligente se não tivermos uma boa dose de sensibilidade, para reconhecermos nos outros sinais da sua fragilidade, das suas inseguranças, da sua determinação; para desenvolvermos a nossa capacidade de nos adaptarmos, sem ficar à espera que isso aconteça sem esforço; para isso nos serve também a sensibilidade: reconhecer quando, como, a quem com quem, porquê; ter tacto para escolher o momento certo para levar a bom porto o que temos como certo!

E mais, e mais? Será que estamos na presença de um bom humano se lá estiverem estes ingredientes??

Eu diria que falta ainda uma pitada de sentido de humor... rir ( ou sorrir, ou achar piada, ou saber aligeirar com graça) torna a pena mais leve, ajuda ao encontro, ou ao desencontro... o outro dizia que não dá com quem não ouve a mesma música... eu acredito que não haver empatia humorística cria uma distância um pouco esquizóide, cada um ri à vez... não dá!

Como não rascunho e venho aqui aos bochechos acho que este tema não se encerra com este encerramento!

E tanto que haverá a pensar sobre os defeitos incontornáveis, aqueles que não dá mesmo para aceitar!

Quando voltar a carga vou tentar escolher três, apenas três e amanhã se calhar outros vão surgir à cabeça da minha lista!

Mas até lá e para que conste: aqui e agora é assim!!!

E um bom fim de semana para todos nós, que continuamos vivos, pela vida fora a reinventar o que nos dá na telha, só pelo exercício de juntar as letras em palavras, articulá-las em frases que explicitem aquilo que o nosso pensamento produz em formato de pensamento, e por algum insondável motivo aqui vimos debitar neste teclado!

Mas que eles existem, existem!!!

Parece-me ser o supra sumo da desumanização um indivíduo que acredita ser a cor da pele aquilo que nos distingue uns dos outros...
Sendo eles homens de aventura e coragem, esses que preconizam essas ideias tão buçais quanto brutais, porque não vão embrenhar-se numa selva de um qualquer confim de um qualquer outro continente?? Vão para lá sim, aqueles que parecem vender saúde, cheios de força e energia, vão para o meio de nenhures, façam filhos ensinem-nos a pescar e a caçar, a construir abrigos do nada, a afungentar feras nas noites de céu estrelado, a fazer kilómetros e kilómetros para aceder a água nem muito potável, a tratar as mazelas com mezinhas, a viver longe das suas tribos urbanas, mais e tanto mais... depois venham-nos então falar de raças, de coragem, de sabedorias, venham mostrar essa coragem, essa diferença, essa supremacia!!!
Não me parece ... assim todos juntos vestidos de negro, a gritar palavras de ordem (capazer de enrolar o mais resistível dos estomagos num nó de angústia e surpres), as vozes saiem-lhes mais fortes, os músculos parecem mais assustadores.

Afinal não passam de joguetes nas mãos de quem não quer sujar as suas, é assim que penso.
A união faz a força tanto para o bem como para o mal e o poder de manipular personalidades revoltadas e frustradas fáceis de formatar é uma arma poderosa e irresistível.

Enquanto a maioria de nós não compreender que a nossa viabilidade depende da justa partilha de tudo o que neste planeta houver para partilhar, todos os bens, materiais e imateriais, usando em consciência apenas o que necessitamos (o que neste lado do mundo representa um luxo comparadas as circuntrâncias de outras vidas, noutras latitudes), até lá não haverá paz que dure;
Vem uma publicação da AMI junta com a Visão desta semana com um texto do Fernando Nobre na primeira página pungente, que me sensibilizou às lágrimas !
Só depende de nós de cada um, da nossa vontade da nossa sensibilidade e inteligência!

CONTRA A INDIFERENÇA CONTRA A INDIFERENÇA CONTRA A INDIFERENÇA
CONTRA A INDIFERENÇA CONTRA A INDIFERENÇA CONTRA A INDIFERENÇA

quarta-feira, abril 18

COM TODO O RESPEITO E AMOR

Ela é a porta por onde entramos para dar início a esta viagem que é a nossa vida!
Podemos pensar nela com elevação ou com instinto, o que não deixa de poder ter o seu lado saudável!
Com ela podemos atingir e proporcionar inesquecíveis momentos de prazer e de encontro; chega a ser usada como ferramenta de trabalho, ou engodo para atrair e negociar com o sexo oposto! Há quem tudo empenhe para a conquistar e quem a ponha ao serviço da sua desmedida ambição.
Também vítima de barbaridades culturais pode até levar os homens a cometer o crime de a querer possuir pela força.
É baptizada por uma enorme variedade de nomes do ternurento ou divertido, ao mais desprezível, do mais porco, ao mais técnico, uns carregados de ódio, outros de desejo, alguns de intenso amor e respeito.

De tudo isto e tanto mais poderíamos desenrolar a história dos Homens, e dos homens, das suas relações, e das suas ralações!

Com um potencial tão variado e colorido seria desperdício reduzi-la a um só papel nas nossas existências!

Continuo a chocar-me com a forma obsessiva e bestial, REDUTORA e alarvoide com que alguns machos a "usam" ou tentam "usar"!

segunda-feira, abril 16

O Lago Victória

Um documentário que a 2 passou no fim de semana, sobre a miséria humana que se vive na Tanzania, onde mais baixo nunca vi o ser humano descer, seja pela enorme carência de TUDO (mas quando digo tudo é tudo mesmo), ou, pelo outro lado, a TOTAL ausência de escrúpulos, e neste caso também quando falo em TOTAL é mesmo isso que quero dizer, sem nenhum exagero de linguagem, deixou-me o positivismo de rastos!

OH, miséria humana de quanto és tu capaz, que mais para surpreender aqueles que sabemos já das fraquezas, dos erros, da crueldade, da cegueira, só tu própria te consegues superar de forma devastadora!

Como será possível ver noticiários repletos de insignificâncias com enormidades destas a passarem-se com seres humanos que são nossos contemporâneos.

E nós que queremos saber como vai o Mundo conseguimos chamar notícias às vergonhas que nos aparecem pelas 20.00 nos Telejornais???

Vão para dentro, tenham juízo!!!

Obra prima

Ontem eram 8 da manhã passeava-me eu pela beira mar; a luz a essa hora transforma a praia num espectáculo mais bonito ainda, se possível! O dia estava que nem de encomenda.
No recuar das ondas descobriam-se na areia criações de baixos relevos deixadas pelo ir e vir da água capazes surpreender os mais cépticos... Já não consigo duvidar que tamanho esplendor de beleza natural não seja obra do maior artista de todo o sempre!

sexta-feira, abril 13

...!!!

AAAAAHHHHHHHHHHHHHHH e foi de mim para comim que fiz esta tão esperada evolução tudo à base de suar e dar cabeçadas!!!

Tinha de ser

É um formato um pouco quadrado mas acho que consegui lincações e isto vai-me facilitar a navegação!!!
Não sei se é de bom tom pedir ou participar aos interssados que por eles me interesso, e por isso os menciono como migalhas da minha migalha existência, mas vai assim mesmo... sem pedido sem participação... apenas com todo o respeito, isso sim!!!

Para ter a cartilha completa

Há-os com mau carácter, mal formados, outros com muitos defeitos mas também os há sem defeitos, com bom carácter e com mau feitio!!!

Já era tempo...

Aqui à mão de semear não tenho adeptos do mundoblogue para me ajudarem a ultrapassar as dificuldades que tenho em coisinhas básicas...perco uma eternidade para fazer coisas como assinar-me para postar comentários, ir visitar uns, lincar blogues ao meu mandar bocas a outros e para aqui ando com a certeza de que faço sempre o caminho mais longo para aterrar ao lado de casa!!
Vamos ver se não penso nisso só quando estou a criar muros onde quero encontrar transparências... ando à roda de um centro onde ainda não consigo entrar.
Talvez tenha um professor lá por casa prontinho a usar, vou pensar nisso.

quinta-feira, abril 12

Virtual

Gosto de ver a minha imagem reflectida no espelho do mundo dos outros para melhor entender os meus contornos!

quarta-feira, abril 11

Ai ai que bom quisto é !!!

Na minha geração nem todos se perdem por aqui, nesta imensa teia de conhecimentos(informações, pessoas, artes, tudo mas tudo mesmo) que nos armadilha o tempo e as intenções, este mundo imenso, enorme mar por navegar em que salto dumas embarcações para as outras, mudo de rumo, escolho a tripulação, vou ao encontro da minha rota, retiro-me e recolho os binóculos a meu belo prazer.
Escolho, (relativamente), o momento do encontro; desvio-me do que não procurei, ou daquilo que não me convém!É isso que mexe comigo... não ter de impôr-me no momento não ter de me sujeitar ao momento dos outros... entro quando quero viro as costas quando me convém!
É bom e tenho pena de quem desconhece ou não se deixa seduzir por estes pequenos grandes prazeres!

Considerações sobre o casmento

Com tanto mundo à nossa volta é complicado, no que respeita a amores, fazer uma opção de exclusividade vitalícia! Mas para muitos de nós esse é o caminho certo e andamos os kilómetros de vida adulta que nos são concedidos a percorrer esses caminhos por vezes em altas velocidades, em moderado cruzeiro, outras em ponto morto (…e de rebuçado…) e muitas também a derrapar descontrolados enormes distâncias que nos levam ao inevitável despiste com as consequências imagináveis ( ou inimagináveis)!!!

Embora os desvios possíveis sejam variados as metas não desviam muito umas das outras… a paixão e o desejo desembocam, mais ou menos alegremente, no já gasto respeito e companheirismo que é o que sobra, ou resta, ou para os mais convictos, o que se constrói ao longo do mais ou menos acidentado percurso de uma relação. Portanto tudo muito na base do pouco mais ou menos.

Mas ainda assim nós, os defensores do casamento, ou outro baptismo possível, tipo união, relação, (eu gosto de vida partilhada), insistimos em procurar, acreditar, construir uma cara-metade e com ela fazer a viagem.
Paixão é bom, desejo é uma mola que nos empurra para o outro com tudo o que de melhor temos para dar, está certo, mas talvez por ter muitos anos de estrada tudo isso a tempo inteiro é uma canseira.

Nesses estados intensos de emoção a contemplação fica turva, e eu adoro contemplar; com o corpo a pedir acção não há concentração capaz de devorar um bom livro; os prazeres da Natureza ficam adiados quando outros prazeres, de outra natureza, nos chamam!

A arte de recriar através dos anos o que de bom numa relação uniu dois seres não é nada fácil, se calhar é até uma utopia… para quem quer assistir ao pôr-do-sol, de mãos dadas, todos juntos a olhar para um sonho, um espectáculo que pode ser o espectáculo da própria vida, sem que o envolvimento amoroso se sobreponha a tudo quando estamos juntos, então terá de assistir ao arrefecimento natural dos encontros, sem pânicos!!!
Podendo é deixar uma chamazinha em stand by para reacender naqueles encontros que se querem olhos nos olhos!

o que me faz feliz

o que me faz feliz
o meu mundo ao contrário

O meu Farol

O meu Farol

A bela foto

A bela foto
o descanço dos meus olhos

A minha cama na relva

A minha cama na relva

O meu Algarve

O meu Algarve

...enquanto uns trabalham...

...enquanto uns trabalham...