terça-feira, maio 19

Cidade, para mim

A cidade surda fala-me das histórias dos homens
A cidade fala-me em excesso
... não das suas histórias de conquistas e venturas, das suas esperanças e alegrias,
... nem dos seus sonhos...
A cidade fala-me das suas misérias, da paleta suja das suas frustações, da sua solidão.
Nos seus olhos baços e tristes vejo tudo o que os homens da cidade não viveram, a alegria que lhes escapou, as árvores que não plantaram, os luares que lhes escaparam, vejo os seus futuros empenhados e as suas ilusões engaioladas em becos sem saída
O sufoco em que sobrevivem, a sua luta diária
...sinto tão absurda, intensa e desesperadamente o seu naufrágio que todo o brilho em mim se extingue!
Já não sei se o dia morre, se o sol se põe
Já perdi o azul intenso do céu
o canto dos pássaros
oh desventura, que triste ser cidade
não preciso de ser cidade para me perder de mim, nem de ser natureza para me encontrar
dentro de mim guardo a chave para encontrar toda a luz, toda a graça, toda a força
mas a cidade invade-me com toda a sua enorme e profunda tristeza e leva-me a redescobrir prantos que já esqueci, lágrimas que já não quero derramar
Cinzenta afasto-me dela, fraca e triste, e aqui, longe do betão e dos rostos anónimos e perdidos na sua inconsolavel solidão, lambo as minhas feridas e peço ao sol que me aqueça e embale!

2 comentários:

Anónimo disse...

Hoje passei por aqui...lindo texto! triste e melancólico sobre a cidade da qual não guardas saudades (?)O teu campo ressuscita a alma, a "minha" cidade dispersa-a.
Bj BOM SOLINHO
Guida

Cristina Paulo disse...

E será que sem a Cidade, o Campo ganharia tamanha beleza para muitas pessoas? pergunto porqe conheço tantas pessoas que vivem no campo, e que não o conseguem apreciar verdadeiramente...e quantas vezes até maltratam a natureza que os sustenta...
Partilho o teu sentir Inês :) Também eu necessito da Natureza como o ar para viver. cristinapaulo@hotmail.com envia-me um email para eu fazer o reply com o que me pediste. Nãos ei o que se passa mas como Mercurio ainda vai estar retrogado até ao fim do mês é de esperar alguns problemas de comunicação lol
Beijinhos

o que me faz feliz

o que me faz feliz
o meu mundo ao contrário

O meu Farol

O meu Farol

A bela foto

A bela foto
o descanço dos meus olhos

A minha cama na relva

A minha cama na relva

O meu Algarve

O meu Algarve

...enquanto uns trabalham...

...enquanto uns trabalham...