sexta-feira, dezembro 14

Boas Festas

Esta é a aquela época do ano em que todos atiramos para a balança da nossa praça "pública", pelo menos do nosso circulo familiar e social , as varadíssimas considerações sobre Natal e Fim de Ano... porque gosto mais de uma comemoração do que de outra,... uma entendo e outra nem tanto,... uma é da família, a outra dos amigos,... enfim, assim como como as estações do ano este é um tema inesgotável!
A simbologia e o carácter pessoal com que sentimos e vivemos estes eventos, carregados de memórias, evoluiram connosco através do nosso percurso, das nossas histórias de Natal , e encaramos em 2007 o resultado das experiências acumuladas das anteriores consoadas!
Mais do que as diferentes culturas, mais a sua indiferença ou os seus respectivos festejos, a mim importa-me avaliar o percurso pessoal, e a respectiva digestão do mesmo; o que eu gosto mesmo é de tentar entender, em cada caso das pessoas com quem falo, o peso ou importância que o Natal representa para cada uma delas; quanto a mim, Natal é, em primeiro lugar e antes de tudo o resto, uma palavra que traz em si um album de recordações e não se pode generalizar juízos! A carga de sentimento, como todo o sentir, a cada um diz respeito, é pessoal, subjectiva e nem sempre as palavras que usamos lhe dão o verdadeiro sentido!
Tudo o que contribuiu para esse ponto de situação, (a religião, as culturas diversas), pode ser também pensado e estudado mas , como dizia, é o momento de cada Natal, para cada um de nós que me leva a revisitar outros passados e memórias para além do meu.
Egoísmo e consumismo não precisam de Natal para chocar os mais sensíveis! Novo riquismo e exageros são males desta sociedade de merda que usa qualquer pretexto para se exibir. Pobres e ricos, sós ou acompanhados, solidários ou egoístas, frutos em diferentes estados de maturação em que tropeçamos todos e dias.
Hoje para mim o Natal é um pretexto para encontros e atenções que se podem ter todos os dias, é certo, mas as minhas recordações doutros Natais levam-me a desejar, família, aconchego, sonhos e rabanadas, boa vontade, sorrisos doces e fraternos, sem grandes logísticas, de forma muito caseira, o encontro entre seres da mesma espécie que se reunem e comemoram os laços que os unem em paz e harmonia!
São tão raros os momentos de que dispomos com este tipo de motivação que só por isso eu diria: vale a pena o Natal!

4 comentários:

N.R. disse...

Não sou muito de duvidosas divindades, talvez criadas pelo consumismo (?), que há 2000 anos talvez já existisse.
Só me recordo duma passagem de ano, há muitos anos em que o meu pai foi preso.
Era pequeno, eu, mas não esqueço a família a chorar, eu que tinha perdido a mãe pouco antes.
Mas temos que nos habituar à presença dos presentes.
Mas há pequenas coisas que ninguém, por muito poderoso, pode apagar.
O convívio, que foi antecedido dum consumismo desenfreado, talvez ajude a passar os dias que ninguém, na nossa civilização consegue ignorar.
O bacalhau que sempre foi o mata-fome do português, elevado á categoria dum rei, as rabanadas e, (uma farpa minha), os sonhos com calda, da xistosa!

xistosa, josé torres disse...

Não sei o que se passou, mas o Gmail, ás vezes prega destas partidas.
Este Nuno, não é um fantasma, é o meu genro ...
Não soube modificar o nome da postagem que fiz ...
Aceite estas linhas como da "xistosa"

inespimentel disse...

Com memórias como as suas (mãe e pai "ausentes") a vida faz-nos especiais... a partir daí ou se leva a vida com "graça" ou fazemos dela um muro de lamentos! Como li no "Claras" você optou por festejar a vida, e os seus comentários e blogue reflectem-no!
Continue a pregar partidas e desconcertar os vizinhos...estamos fartos do politicamente correcto e desnecessários formalismos!

Anónimo disse...

Ainda bem que se conheceram, sempre pensei que irias gostar do Xistosa.

Sim, minha querida, talvez o Natal ainda valha a pena, mas já são tão poucas as pessoas que são simpáticas nesta altura.


Beijinhos

o que me faz feliz

o que me faz feliz
o meu mundo ao contrário

O meu Farol

O meu Farol

A bela foto

A bela foto
o descanço dos meus olhos

A minha cama na relva

A minha cama na relva

O meu Algarve

O meu Algarve

...enquanto uns trabalham...

...enquanto uns trabalham...