sexta-feira, abril 20

Do bom e do pior ou do mau e do melhor

Quais são as qualidades que mais me estimulam ou que destaco nas personalidades das minhas relações?
Esta é uma questão recorrente e eu diria que ao longo da vida e ao sabor dos humores nem sempre elegemos as mesmas, gosto de pensar nestes nadas que não me conduzem a lado nenhum, só pelo prazer de sim, mas também e não só! ...Visitas às minhas circunvalações...

Gosto de pensar que a inteligência vem a liderar todas as outras; se a tivermos e sobretudo se a sobermos usar bem, podemos pregar partidas ao destino; podemos melhor entender o mundo dos outros o nosso e o de todos; podemos abrir portas onde se fecham janelas, e sempre sempre caminhar e aprender!

Mas não chega ser inteligente se não tivermos uma boa dose de sensibilidade, para reconhecermos nos outros sinais da sua fragilidade, das suas inseguranças, da sua determinação; para desenvolvermos a nossa capacidade de nos adaptarmos, sem ficar à espera que isso aconteça sem esforço; para isso nos serve também a sensibilidade: reconhecer quando, como, a quem com quem, porquê; ter tacto para escolher o momento certo para levar a bom porto o que temos como certo!

E mais, e mais? Será que estamos na presença de um bom humano se lá estiverem estes ingredientes??

Eu diria que falta ainda uma pitada de sentido de humor... rir ( ou sorrir, ou achar piada, ou saber aligeirar com graça) torna a pena mais leve, ajuda ao encontro, ou ao desencontro... o outro dizia que não dá com quem não ouve a mesma música... eu acredito que não haver empatia humorística cria uma distância um pouco esquizóide, cada um ri à vez... não dá!

Como não rascunho e venho aqui aos bochechos acho que este tema não se encerra com este encerramento!

E tanto que haverá a pensar sobre os defeitos incontornáveis, aqueles que não dá mesmo para aceitar!

Quando voltar a carga vou tentar escolher três, apenas três e amanhã se calhar outros vão surgir à cabeça da minha lista!

Mas até lá e para que conste: aqui e agora é assim!!!

E um bom fim de semana para todos nós, que continuamos vivos, pela vida fora a reinventar o que nos dá na telha, só pelo exercício de juntar as letras em palavras, articulá-las em frases que explicitem aquilo que o nosso pensamento produz em formato de pensamento, e por algum insondável motivo aqui vimos debitar neste teclado!

4 comentários:

SE disse...

Inteligencia...sensibilidade...sentido de humor...estão sem duvida no topo da lista!!!São os ingredientes essenciais que chamam a si um grande numero de outras qualidades que lhes são indissociaveis - bom senso, respeito pelo próximo, sentido de justiça, etc etc.
Bjs

SAM disse...

Para mim a inteligência é mesmo quase tudo! o resto para mim é pouca coisa que pode ser contornada...tem de ter inteligência ( mas não esperteza ) inteligência puar e dura!
beijo grande amiga! e boa semana!

inespimentel disse...

Só inteligência?... se for ao serviço de "causas suspeitas" a coisa pode ser preversa... mas que sem ela não se vai longe estou mesmo de acordo!
Boa semana também, pelo menos é mais curta!

Anónimo disse...

Inteligência, inteligência a quanto obrigas... que inteligência será a tal??? a do q.i., a do q.e., socorro Damásio!

o que me faz feliz

o que me faz feliz
o meu mundo ao contrário

O meu Farol

O meu Farol

A bela foto

A bela foto
o descanço dos meus olhos

A minha cama na relva

A minha cama na relva

O meu Algarve

O meu Algarve

...enquanto uns trabalham...

...enquanto uns trabalham...