sexta-feira, novembro 14

Gigões e anantes

Gosto de cães
Gosto dos meus cães
Sobretudo do preto, grande, meigo, domesticável, o Zappa!
Ele teima em lembrar-me que eu sou uma dona muito querida mas que, quem o comanda, é mais o instinto do que os mimos que eu lhe possa dar!
O espaço onde vivo é razoavelmente grande, poderiam, e podem, viver nele diferentes espécies animais em saudável harmonia... mas não é isso que dita a vontade que os move... dá-lhes para se perseguirem, chatearem, e pior ainda...
Gosto de ouriços, sei que há quem os coma mas eu não é como petisco que os aprecio. É um animal muito curioso, com uma aparência feita do contraste entre os picos agressivos que nos mantém à distância e o focinhito e as patitas muito fôfas como se de um ursinho em miniatura se tratasse!
Ouvi dizer que também estão em extinção, não confirmei, certo certo é que vão aparecendo mas não muito.
Esta seria uma semana de alegria, apareceram três ouricinhos no monte... mas não... por isso estou irritada com o Zappa!
Começámos por encontrar um que já estava morto... morte natural?... talvez!
No dia seguinte ... ai que bom... olha... anda aqui, depressa, um ouricinho, tão querido; quando o seguramos para o olhar nos olhos, como tanto gostamos de fazer, ai, fogo, está ferido, tem uma zona do corpo sem picos e muito rosada, talvez em carne viva... o que seria que o deixou neste estado?... pode ser que recupere...mas não... no dia a seguir lá estava no mesmo sítio, mas já frio!
Ontem o mistério ficou resolvido... au au, au au, muito - au au, forte, e feio, vamos ver o que se passa, pronto, lá está, o amigo grande, manso e muito negro, patada para a esquerda, patorra em cima, patada para a direita, e no centro da sua atenção e da sua inocente, mas malvada, brincadeira um coitado dum ouriço já sem futuro, maltratado, quase morto! Ele, o "assassino", segue o entusiasmo dos 3 amigos de porte minorca, que não têm porte para estes confrontos mas ladram e atiçam o outro que , mudo mas demolidor... segue a raiva dos mais pequnos e age!
Os ouriços agora, as galinhas, os gansos e assim vamos somando desgostos, já para não falar de dois fiéis admiradores da Xakira que inadvertidamente entraram na propriedade; vinham ao cheiro, ao instinto, queriam tentar a sua sorte... o bacamarte, defensor do seu espaço, sacudiu... soltou... e ali deixou... já sem vida os tristes!
Ser grande tem destas coisas, ser cão também;
Aquilo funciona assim : gigões e anantes, os anões têm a ferocidade dos gigantes e o gigante a meiguice dos anões, quando se unem e funcionam em equipa nunca se sabe o que pode acontecer, e aquilo que nós gostávamos de proporcionar ao reino animal em nosso redor, a todos os que ali estivessem, de passagem ou para ficar, era um pequeno paraíso onde pudessem disfrutar em paz e harmonia... mas assim o paraiso transforma-se, quando menos se espera, numa batalha campal com mortos e feridos!
... e nós cá estamos, para encaixar o que der e vier, mas que me dá zanga, este instinto
incontrolável, lá isso dá!
Bom fim de semana para todos... para os ouriços inclusivé e todas as outras miudezes não menos gente que nós, aos olhos do criador!

6 comentários:

o que me vier à real gana disse...

Olá, boa tarde!

Bom blog tb aqui. Parabéns!

claras manhãs disse...

Estás a falar dos cães, tão nossos amigos
Mas minha querida, é uma parábola
Põe-na nos humanos e vê lá o que dá.
Excelente, gostei mesmo.

Cá por casa são os lagartos, enormes e lindos, que vão à vida....

Beijinho e bom fim de semana

Bartolomeu disse...

Sei bem do que falas Inês e, da impotência que sentimos ao sermos forçados a compreender que é este desiquilíbrio que equilibra a natureza.
Os nossos cães são uns malvados que obedecendo aos instintos naturais com que nasceram, desobedecem à vontade superior dos humanos que os alimentam e acarinham.
Ficamos sem saber ao certo se a consciência que nos é imposta pela capacidade de raciocinar estabelece realmente a diferença entre humanos e... animais (!?)
;)))
E se vivessemos em apartamentos citadinos (?) será que iríamos esborrachar as baratas e colocar ratoeiras para apanhar um ratito?
;))
Beijos despoluidos e naturais.
;)))

inespimentel disse...

Minuxa, lagartos, esses nem lhes ponho a vista em cima... os gatos é que tb não têm muita sorte!

inespimentel disse...

Bartolomeu, as cabeças mais racionais conseguem melhjores explicações do que quem vive "à base de emoções e sentimentos"... uma canseira de desilusões, não há paraísos, certo?

inespimentel disse...

Obrigado real gana, vá espreitando por aqui, eu agradeço!

o que me faz feliz

o que me faz feliz
o meu mundo ao contrário

O meu Farol

O meu Farol

A bela foto

A bela foto
o descanço dos meus olhos

A minha cama na relva

A minha cama na relva

O meu Algarve

O meu Algarve

...enquanto uns trabalham...

...enquanto uns trabalham...