terça-feira, janeiro 8

Dói-me tudo, por dentro e por fora

The day after - Prós e contras
Decididamente o nosso ministro da saúde desconhece a realidade em que vive e as consequências que as suas medidas acarretaram para o agravamento do já decrépito, caótico e insuficiente serviço nacional de saúde mais as suas malfadadas urgências!
Só aguentei tanta conversa de gabinete, ilustradas pelas habituais percentagens, gráficos e estatísticas comparativas até ao segundo intervalo!
De tudo o que é a minha verdade sobre o tema, só a abordagem do autarca de Alcoutim, também a exercer a sua profissão de médico no Hospital de Faro, com passagem semanal pelas urgências do mesmo, dizia eu que foi apenas este senhor que se aproximou com simplicidade da realidade atroz e incontornável: este serviço está caótico, NÃO SE CONSEGUE ANDAR NOS CORREDORES ONDE AS MACAS ACOLHEM DOENTES POR TEMPOS INDETERMINADOS!" Ele disse-o... e até o repetiu, mas com uma indignação tão sóbria que razava o silêncio! Mas eu e grande maioria dos portugueses que não olham o mundo através dos seus gabinetes mas sim no dia a dia, no contacto com a realidade, conhecemos estórias de tirar o sono a qualquer um... a sogra de uma colega está, hoje e agora, a passar o seu quinto dia no corredor do dito "Banco" depois de ter tido um AVC. Na primeira noite terá caído da cama e abriu a testa, tem um grande penso que esconde, não se sabe se pontos ou quê... a mãe doutra colega "estacionou" no dito corredor durante 3 semanas! As macas há-as altas e baixas... não consigo imaginar o que será estar horas dias semanas ao nível do chão num serviço de urgências!!! Os bombeiros não conseguem recuperar facilmente as macas em que transportaram os doentes até áquela unidade hospitalar.
Se não fosse um verdadeiro drama já me tinha jogado aqui para o chão a rebolar de riso... mas não tem mesmo qualquer piada e chego a pensar que se eu, ou quem de mim dependa, tiver que por lá passar nem me imagino a lidar com esta crueldade que os nossos governantes têm a lata de continuar a ignorar!!!
No debate estava um médico que está nos poleiros do INEM, não sei se por mérito ou outra razão, da boca dele escutei a melhor anedota da noite , à laia de gafe disse ele algo de muito parecido com isto: " Sim, porque não pensem os portugueses que vamos conseguir instalar um serviço de urgências à porta do CONDOMÍNIO de cada um deles!"
Pois se calhar o problema é mesmo esse, pensam eles que nós estamos à espera do médico no condomínio mas não é bem isso... nós só reivindicamos a dignidade e eficência exigíveis na gestão de aspectos tão sensíveis como a saúde!!!
É que, por estranho que lhes pareça, nós não temos disponibilidade financeira para mudar quando os serviços não têm a qualidade MÍNIMA que se lhes é exigida!
Já as seguradoras arreganham o dente de gozo, quanto pior melhor, e nós cá vamos iludindo o azar, esperando que a nossa vez não chegue nunca, e que venha alguém apelar à moralidade... ou, quem sabe, à revolução!!!
PS ah... e... curioso... deu-lhe ali (ao dito ministro), pelo menos 2 manifestos ataques de decência... ou birras de autoritarismo desusado, cheios de não lhe admito, ouviu??? num tom que já nem o mais autoritário dos professores usa para com os seus indisciplinados alunos, porque não é assim que se ganha respeito nem credibilidade!!! Lamentável... há quem acredite lá por casa que o deixaram (ou mandaram) para o debate para o "dar à morte"... vamos ver, estou naquela de que em nada já acredito... o que vai desembocar no contrário: já acredito em tudo!!!
É caso para dizer, amigos... HAJA SAÚDE!!!

1 comentário:

SE disse...

Envie este texto para uma revista ou jornal....retrata de uma forma realista o que se passa com a saúde deste nosso tão querido, mas tão estragado, Portugal.Bjs

o que me faz feliz

o que me faz feliz
o meu mundo ao contrário

O meu Farol

O meu Farol

A bela foto

A bela foto
o descanço dos meus olhos

A minha cama na relva

A minha cama na relva

O meu Algarve

O meu Algarve

...enquanto uns trabalham...

...enquanto uns trabalham...