quarta-feira, março 14

Ter pena

Para ser solidário não é requisito prévio sentir pena, digo eu.
Dá-me a sensação que os meus conterrâneos são até capazes de gestos generosos e desinteressados de apoio, sentem o sofrimento alheio, não são frios; agora o que me parece menos bom é o facto de este tipo de atitude ser desencadeada por PENA, - coitadinho está tão mal, tão só, precisa tanto de ajuda... de preferência tem de ser uma vítima humilde e que esteja pior do que eu! Bom, aí sim, lá vem a solidariedade bonita de se ver, sentida, a dor partilhada às lágrimas, a camisa quie tiramos do próprio corpo, os movimentos de saquinhos de comida para cá e para lá, a união que faz a força, e a diferença, contra a fome , contra a exclusão, contra a solidão, contra tudo e todos que façam chorar aquela alminha indefesa e desprotegida!
Gosto de estar atenta... mesmo o ser mais altivo e de lágrima difícil, pode "aproveitar" o nosso apoio, a nossa solidariedade. Não quero sentir pena para desencadear em mim a solidariedade. Gosto de desenvolver esse olhar humano sobre o mundo à minha volta sem depender de campanhas (que são sem dúvida muito úteis) nem de muito rio de lágrima feito ou muita chaga esfregada nos olhos de quem passa. Não quero pensar que só quem já "bateu no fundo" merece a minha atenção... não quero limitar a minha atenção aos que comigo vivem, quero outro sim, saber manter os olhos bem abertos para reconhecer o momento de dar uma "mãozinha" de apoio e força a qualquer que comigo se cruze. Quando esteja forte e alegre que chegue para irradiar umas chispinhas no ambiente que me rodeie porque é isso que faz falta, é isso que combate a solidão e que nos faz se calhar nunca chegarmos ao ponto de sermos pretexto para a PENA dos outros!

Sem comentários:

o que me faz feliz

o que me faz feliz
o meu mundo ao contrário

O meu Farol

O meu Farol

A bela foto

A bela foto
o descanço dos meus olhos

A minha cama na relva

A minha cama na relva

O meu Algarve

O meu Algarve

...enquanto uns trabalham...

...enquanto uns trabalham...